Quatro anos

Á frente tem uma lista de pessoas a quem quer agradecer. Tem-na vindo a escrever já há dias. Não quer esquecer ninguém.

Foram quatro anos longos. Que em muitas alturas lhe pareceram intermináveis. Cheios de lutas, de atropelos, cansaços e prazos. Vencidos em extremos que nunca julgou aguentar.
A todo o momento achava que não conseguiria. O cansaço físico, o psicológico, as condicionantes tão presentes, as faltas sentidas... Tanta coisa! E estava já aqui.
E mal podia acreditar que agora escrevia, para juntar ao trabalho final, os agradecimentos a todos que de alguma forma a acompanharam.

De vez em quando desenha-se um sorriso. Pára e deixa-se levar nas memórias que vêm até ela. E uma lágrima lava o sorriso. Porque tudo estava já lá para trás.

Escreve e apaga, repete de novo. Não, não posso dizer isto. Mas era importante que ficasse.
Talvez contar quando no meio de horas perdidas, com a cabeça no meio dos livros, alguém se levantava e perguntava, quem quer café? E uma folha circulava por todos. Cada um pedia o que queria. Como num bar. Era a hora do "cunbíbio". O cigarro fumado á pressa e o café para atrasar sonos.
Onde é que já vais? Já leste isso tudo? Vou ter de me despachar para te agarrar. E voltavam ás mesas cobertas de livros e papeis. Trocavam apontamentos. Os melhores, os mais bonitos eram escolhidos. Tudo servia para fugir á lembrança da tarefa árdua...

Agora já no fim, prevendo a falta de tanta canseira, prometeram estudar o código da estrada. Fazer revisões e tirar apontamentos. Logo que acabem o curso. E depois... "cunbíbio"!

2 comentários:

  1. Rituais de passagem. ÀS vezes, só são mesmo importantes lá mais à frente, como marcadores de um percurso, de um caminho, de uma vida. Este, não é tanto um marcador, mas um desvio. Nada será daqui para a frente como havia sido até agora. Felicidades à...ritualizada. E muitos mais textos ainda, sempre.

    ResponderEliminar
  2. penso que a sujeita é o teu orgulho que é a tua Margarida... ou será o contrário? parabéns... dos grandes se possível:)

    ResponderEliminar