Johnatan Livingstone Seagull


Lembro-me, ainda, claramente e ouço em mim a música que o acompanhou. Foi ,talvez, uma das coisas mais importantes ou a que mais me marcou, para a vida inteira. A história, em filme, de Fernão Capelo Gaivota.
Sei que, naquela atura, prometi a mim mesma, voar sempre, mesmo que na adversidade.
As asas não me cresceram, mas os voos, fi-los. Uns dentro, outros fora de mim.
Percebi que, muitas vezes, me desampararia na queda.
Percebi que, se o quisesse, de novo me ergueria em voo.
A força, essa, tirá-la -ia do que, em mim, ia crescendo a pouco e pouco. Seria então, cada vez mais forte e iria mais além.
Mesmo frágil, teria forças.
Era ainda miúda, bem sei. Talvez, por isso, mais ávida ainda. Com uma permeabilidade maior tambem. A vontade de saber era maior que o tamanho que tinha. Foi sempre maior.
Mas se até, as pequenas e frágeis gaivotas, eram assim...


Meu tio, tinha morrido há pouco tempo. Continuava, no entanto, comigo. Assim, prometi-lhe que voaria. Que ele me veria voar. Queria que ele continuasse orgulhoso de mim. E contasse as minhas histórias, a quem, com ele estivesse.
Quando minhas asas fraquejam, deve sabê-lo, chamo por ele: "Father...."
E, em esperança, plano e guio-me através dos ventos.

Richard Bach autor do livro Fernão Capelo Gaivota, era piloto da Força Aérea Americana, após dar baixa no fim dos anos 60, resolveu dedicar seu tempo á literatura.Richard Bach diz ter ouvido uma voz contando- lhe a história de Fernão e passou a escrevê-la, nenhuma editora quis publicar seu livro.Nos anos 70 finalmente Fernão Capelo Gaivota foi publicado, o sucesso foi tão grande que o livro foi adaptado para o cinema.Depois de 10 anos o livro foi o mais vendido no mundo inteiro.

1 comentário:

  1. O HORIZONTE COMO LIMITE PARA VOAR...E MESMO ASSIM, SE QUISERMOS MUITO...PODEMOS VOAR PARA ALÉM DELE, PORQUE PARA ALÉM DO HORIZONTE QUE A NOSSA VISTA ENXERGA, EXISTE OUTRO...AQUELE QUE É NOSSA CRIAÇÃO, QUE EXISTINDO DENTRO DE NÓS SE PODE PROJECTAR A DISTÂNCIAS QUE NÃO SÃO PASSÍVEIS DE SER MEDIDAS EM KM. BJ

    ResponderEliminar